Quem somos

* Somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social inscrita no Livro das IPSS com o nº04/2005 folha 129 verso 130 do livro nº10 das Associações de Solidariedade Social. A Domus Mater é uma Associação que não tem, portanto, qualquer fim lucrativo. Somos uma associação dedicada ao tratamento da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC),

* A Domus Mater é uma Associação de carácter Nacional e pretende vir a abrir Delegações regionais e locais. Para além da Sede em Lisboa, foi inaugurada, em 2013, uma Delegação no Porto.

* Temos uma equipa técnica credenciada e idónea, com vários anos de experiência clínica nesta área da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), coordenada pela especialista, Dra. Sofia Santos.
Coordenadora técnica, formadora e psicóloga clínica Dra. Sofia Santos
Psicóloga clínica Dra. Soraia Salgueiro (Lisboa)
Psicóloga clínica Dra. Cláudia Peixoto (Lisboa)

* Os sucessivos governos, apesar de legislarem sobre a matéria, acabaram por deixar a doença mental ao mais completo esquecimento social e humano. Não querendo obviamente substituirmos-nos ao Estado, queremos, contudo, criar as condições que este, por desconhecimento, indiferença ou pura negligência, não conseguiu desenvolver.

* Actualmente estamos sediados na Rua Almirante Sarmento Rodrigues, Lote 8, Piso -1, em Lisboa, às Olaias, num espaço arrendado pela Câmara Municipal de Lisboa.

 

Nós nos Media

Uma das primeiras presenças foi no Diário de Noticias, no ano de 2005.
Entretanto, já estivemos presentes na rádio e em vários programas de Televisão ("Querida Júlia", SIC; "A tarde é sua", TVI; "Jornal da noite", SIC; "Boa tarde", SIC, entre outros), onde alguns utentes portadores de POC deram o seu testemunho de vida e puderam revelar os seus progressos após a entrada na Domus Mater. A Dra. Sofia Santos acompanhou sempre estas presenças, podendo assim explicar e enquadrar tecnicamente os vários casos apresentados.
Estes convites vão-se repetindo regularmente permitindo divulgar cada vez mais esta patologia.

Em 2010, a TVI realizou uma grande reportagem (Repórter TVI, "Fora de Controlo"), com cerca de 35 minutos, exclusivamente com 5 utentes da Associação, onde além de mostraram o seu dia-a-dia com a Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), dão testemunhos do seu percurso de vida. As várias intervenções das Psicólogas da Associação, Dra. Sofia Santos e Dra. Soraia Salgueiro, permitem perceber cada caso e de como funciona esta patologia.
Esta reportagem obteve o Primeiro Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental. (Ver Reportagem no Youtube Pte 1, Pte 2, Pte 3).

Desde então, continuamos a ser convidados para várias rubricas, sendo as últimas:
RTP, "A nossa tarde", pode ver aqui o vídeo.
TVI, "A tarde é sua ", pode ver aqui o vídeo.
SiC, "À conversa sem Tabus", ver aqui o vídeo.

Voltar ao topo